Ad Code

FINANÇAS PESSOAIS - dicas importantes para não ter surpresas constrangedoras.

Finanças pessoais é o processo de planejamento e gerenciamento de atividades financeiras pessoais, como geração de renda, gastos, poupança, investimento e proteção. 

Finanças pessoais

O processo de gestão das finanças pessoais pode ser resumido em um orçamento ou plano financeiro. Este guia abordará os aspectos mais comuns e importantes da gestão financeira pessoal.

Neste guia, vamos nos concentrar em detalhar as áreas mais importantes das finanças pessoais e explorar cada área com mais detalhes para que você possa obter uma compreensão completa do tópico.

Veja o nosso livro digital e descubra quais são os segredos de um empreendedor de sucesso :

Empreendedor de sucesso

As principais áreas de finanças pessoais são renda, gastos, poupança, investimento e segurança. Cada uma dessas áreas será analisada com mais detalhes a seguir.

1) Renda:

A renda é a fonte que um indivíduo ganha e usa para sustentar a si mesmo e sua família. Este é o ponto de partida do nosso processo de planejamento financeiro.

Fonte comum de renda salário;

1.bônus

2.salário por hora

3.pensão

4.dividendo

Todas essas fontes de renda geram dinheiro que um indivíduo pode gastar, economizar ou investir. Nesse sentido, a renda pode ser considerada o primeiro passo em nosso roteiro de finanças pessoais. 

2) Gastos:


As despesas incluem todos os tipos incorridas por um indivíduo para a compra de bens e serviços ou quaisquer consumíveis (ou seja, não investimentos). Todas as taxas são divididas em duas categorias: dinheiro (pago com dinheiro em mãos) e crédito (pago com dinheiro emprestado). A renda da maioria das pessoas é alocada para despesas.

1. Pagamento da hipoteca

2. Impostos

3. Comida

4. Transporte

Viagem com cartão As taxas listadas acima reduzem o valor que um indivíduo pode usar para economizar e investir. Se o gasto for maior que a renda, um indivíduo incorre em déficit. Gerenciar despesas é tão importante quanto gerar receita, e muitas vezes Este guia abordará os aspectos mais comuns e importantes da gestão financeira pessoal.

3) Poupança:

Poupança é o excesso de dinheiro que é reservado para investimentos ou gastos futuros. Se houver um excedente entre a renda e os gastos de uma pessoa, a diferença pode ser usada para poupar ou investir. A gestão da poupança é uma área fundamental das finanças pessoais.

Os métodos comuns de economia incluem:

1. Moeda física

2. Poupança da conta bancária

3. Verificar conta bancária

4. Títulos do mercado monetário

 A maioria das pessoas mantém pelo menos algumas economias para gerenciar seu fluxo de caixa e as diferenças de curto prazo entre receitas e despesas. No entanto, economizar muito pode ser visto como uma coisa ruim, porque oferece pouco retorno em comparação com o investimento.

4) Investimento:

Investir é a compra de um ativo que deve gerar uma certa taxa de retorno, com a esperança de que, com o tempo, o indivíduo receba mais dinheiro do que investiu inicialmente. Investir é arriscado e nem todos os ativos acabam gerando uma taxa de retorno positiva. É aqui que vemos a relação entre risco e recompensa.

As formas comuns de investimento incluem;

1. Ações

2. Título

3. Fundo mútuo

4. Imobiliária

5. Empresa privada

6. Mercadoria

Investir é a área mais complexa das finanças pessoais e uma das áreas onde as pessoas mais recebem aconselhamento profissional. Riscos e recompensas variam muito entre os diferentes investimentos, e a maioria das pessoas busca ajuda com isso em seu planejamento financeiro. 

5) Proteção:

A proteção individual refere-se aos diversos produtos que podem ser utilizados para prevenir acidentes e eventos adversos.

Os produtos de proteção comuns incluem;

1. Seguro de vida

2. Plano de saúde

Planejamento Imobiliário, esta é outra área das finanças pessoais onde as pessoas normalmente procuram aconselhamento profissional e que pode se tornar bastante complicada. 

Há toda uma série de análises que precisam ser feitas para avaliar adequadamente as necessidades de seguro e planejamento imobiliário de um indivíduo. Processo de

Planejamento Financeiro Pessoal:

Uma boa gestão financeira se resume a ter um plano sólido e cumpri-lo. Todas as áreas acima de finanças pessoais podem ser categorizadas como orçamento ou planejamento financeiro formal.

Esses planos são normalmente desenvolvidos por banqueiros individuais e consultores de investimento, que trabalham com os clientes para entender suas necessidades e objetivos e desenvolver um curso de ação apropriado.

Em linhas gerais, os principais componentes do processo de planejamento financeiro são;

1. Avaliar

2. Alvo

3. Desenvolvimento do plano

4. Implementar

Monitoramento e Reavaliação de Orçamentos Financeiros Pessoais.


Preparar um orçamento ou plano financeiro é fundamental para lhe dar a melhor chance de alcançar seus objetivos pessoais e familiares. Gerenciar suas receitas, despesas, economias e investimentos. 
(salário, bônus e outras, aluguel, alimentação, mantimentos, restaurantes, entretenimento, custos de creche, férias etc...)  

Postar um comentário

0 Comentários